Feira de Ciências 2017: STEAM e integração

Promovendo o protagonismo do aluno, ocorreu a 11.a edição da Feira de Ciências do Band no dia 21 de outubro. Cerca de 240 alunos do Ensino Fundamental e Médio apresentaram seus projetos orientados ao longo do ano por professores do Colégio.

feira_ciencias_2017_2

Pela primeira vez, os trabalhos desenvolvidos nas aulas do 1.o semestre do STEAM do 2.o ano do Ensino Médio foram expostos, dialogando com o tema “Colonização de Marte e aplicação de melhorias no nosso planeta”. Ainda, atendendo ao interesse dos próprios alunos, um grupo da 1.a série do Ensino Médio também apresentou seu projeto com o tema “Aproveitamento do vento do metrô para gerar energia elétrica”.

feira_ciencias_2017_3

Já no Ensino Fundamental, onde a Feira de Ciências faz parte da grade curricular, 44 grupos se apresentaram – sendo 14 do 6.o ano, 14 do 7.o ano, 7 do 8.o ano e 9 do 9.o ano. A ideia era que os estudantes aprendessem a trabalhar com o método científico, desenvolvendo também habilidades de trabalho em grupo como a da escuta ativa.

feira_ciencias_2017_4

“Na Feira de Ciências o aluno é o protagonista. Ele se apropria do tema investindo seu tempo e, assim, desvendando os mistérios da ciência”, disse Ricardo Almeida, que junta à Cristiana Assumpção e Marly Campos, coordenaram a Feira.

feira_ciencias_2017_1

Garantindo os preparativos para a Feira, anteriormente foi realizada uma oficina, idealizada pelo aluno da 2.a série do Ensino Médio, Thiago Beck Marar, onde os estudantes e familiares confeccionaram camisetas personalizadas para o evento. Descontraída, a oficina, acompanhada pelo professor de Artes, Pedro Leão, contou com tinta e muita integração.

feira_ciencias_2017_5

Para o júri científico o Band contou com a presença de professores de instituições como o Colégio São Luís, Escola Beit Yaacov, Colégio Liceu Jardim, Colégio Lourenço Castanho, Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, Associação Cultura Franciscana, Universidade de São Paulo, Instituto Ayrton Senna e Full Sail University.

Confira a lista dos ganhadores:

Ensino Médio

– Júri científico

1.a colocação

Propriedades da planta medicinal (Tropaelum Majus L) e seu cultivo em sistema fechado
Gerador de Energia Elétrica a partir de massas de ar deslocadas pelo Metrô

2.a colocação

Unidades de habitação em Marte: as relações interpessoais em um espaço eco e autossustentável

Walkie-Tech

3.a colocação

MAZE

Recriação do solo marciano, uma perspectiva agrícola na “Estrela de Fogo”

– Votação Popular

Gerador de Energia Elétrica a partir de massas de ar deslocadas pelo Metrô


Ensino Fundamental
(Somente os primeiros colocados)

– Júri Científico

6.o ano: Meia Infância
7.o ano: Operação Côco Oco Bullying Box
8.o ano: Pavegen
9.o ano: Bom dia, Cinderela

– Votação Popular

6.o ano: Aeroponia
7.o ano: Horta Salva Vidas
8.o ano: Céluas Tronco
9.o ano: O Brasil para Haitianos

Confira a galeria de imagens clicando aqui.

Compartilhe: