Confira o balanço da Feira de Ciências e Tecnologia 2016

A 10.a edição da Feira de Ciências e Tecnologia do Colégio ocorreu no último dia 15 de outubro. Desde o começo do ano, cerca de 300 alunos e 20 professores prepararam trabalhos que abordaram o tema “Empreendedorismo Social: Um Mundo Novo a Construir”. Os projetos desenvolveram solidariedade e respeito, valores que são discutidos em diversas esferas do Band, além de um estímulo ao empreendedorismo social.

feira_ciencias_2016_1

Um grupo do Ensino Fundamental, por exemplo, organizou uma sessão de cinema para motivar o descarte correto do lixo na sala de aula. Já no Ensino Médio, uma equipe promoveu atividades que proporcionaram uma vivencia ao dia a dia de um cadeirante. Por isso, a Coordenadora da Feira Cristiana Mattos acredita que um grande diferencial desta edição foi que muitas iniciativas dos grupos foram compartilhadas por alunos não envolvidos diretamente com a Feira.

feira_ciencias_2016_4

Os professores orientadores do Colégio em parceria com Ademar Bueno, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Jatobás, orientaram os alunos a desenvolverem o conceito de Empreendedorismo Social e empregar este olhar nos projetos. “Ademar proporcionou uma visita dos professores à CUFA (Central Única de Favelas). Neste local, tiveram a experiência única de conhecer diversas ideias empreendedoras em comunidades brasileiras. ”, comentou o também Coordenador da Feira, Ricardo Almeida.

feira_ciencias_2016_2

No dia, os projetos do Ensino Médio foram avaliados por professores da USP, UNIFESP, Instituto Mauá de Tecnologia, IPEN e também alguns parceiros do Instituto Jatobás, Multiplan e CUFA.

feira_ciencias_2016_5

“Sem sombra de dúvidas, o trabalho dos nossos professores orientadores foi imprescindível para o desenvolvimento dos projetos. Em nome de todos os Coordenadores, agradeço o trabalho de todos eles. ”, exaltou a Coordenadora da Feira, Marly Campos.

feira_ciencias_2016_3

No Ensino Fundamental, dois avaliadores e o júri popular destacavam os trabalhos de acordo com os critérios de apresentação, pôster, organização, pesquisa, método científico, empreendedorismo, sustentabilidade, aplicabilidade, criatividade e inovação.

feira_ciencias_2016_6

A cobertura jornalística da Feira contou com a parceria do grupo do Idade Mídia, que produziu um documentário, e com a empresa UCAM, que fez transmissões ao vivo para o site

Orgulhosamente, anunciamos os vencedores da X Feira de Ciência e Tecnologia do Ensino Médio:

Relevância Social:
– Rede VIPS: Rede de Vivência e Integração do Deficiente Físico, Amigos e Familiares no Âmbito Sócio-Ambiental (Orientadora: Rosiani Telles. Integrantes: Victor Lee; João Pedro Mucciolo; Diego Chiavassa; Bruno Coelho; Lucas Padiol; Rafael Mano Sanches)

– O uso da Realidade Virtual como instrumento de interação social entre idosos institucionalizados (Orientadora: Gabriela de Paula. Integrantes: Amanda Dall’Alba; Pedro Soares de Souza; Caroline Arkalji; Julio Alvarez)

Caráter Empreendedor:
– Letras por letras: site de trocas de livros baseado em interesse mútuo (Orientador: Renato Pacheco. Integrantes: Manoela Ribeiro; Veronica Dufrayer; André Hatushikano; Livia Nageishi; Juliana Suyama; Marina Roschel; Ingrid Noda; Sérgio André)

– vSAL: Sistema de auxílio lúdico para medida de acuidade visual (Orientadora: Beth Pontes. Integrantes: Emerson Morita; Amon Nishikuni; André Hatushikano; Nicolas Ruzon Birrer; Wagner Santos)

– F.C.T. – Financiando e Capacitando Trabalhadores (Orientador: Gabriel Steinicke. Integrantes: Giuliano Tissot; Lucca Novais; Felipe Nakamura; Bruno Bregola; Mohamad Hussein; Orientador: Gabriel Steinicke)

Melhor trabalho acadêmico:
– Aplicação da “Fun Theory” para coleta de bitucas de cigarro e estudo do seu processo de reciclagem (Orientador: Franco Ramunno. Integrantes: Victor Daoud; Diego Zancaneli; Ana Haddad; David Wasserman; João Andrade; Isabella Nascimento)

Ganhador no Júri Popular:
– Uso de ferramenta “Open Source” como acessório facilitador na locomoção dos deficientes visuais (Orientadora: Carolina Oreb. Integrantes: João Shida; Gustavo Sales; André Kim; Gabriel Paganini; Reynaldo Neto; Mauro Simas; André Ferreira)

Confira a galeria de imagens clicando aqui.

Compartilhe: