São Paulo em duas rodas

Publicado em 18/10/14

Junto com a crescente onda do uso das bicicletas em São Paulo, dois grupos nesta edição da Feira de Ciências deram maior destaque ao meio de transporte de bicicleta. Em uma sala do bloco D, dois projetos, um que propõe transformar o esforço físico em energia elétrica e outro que visa a mobilidade urbana.

2 Feira de ciências idade midia _4

 

Em um lado da sala o slogan “Transforma Gordura em Energia” e na frente uma bicicleta era o atrativo do grupo constituído pelos alunos Gustavo Rossi, Rafael Borges, Lucca Kuriki e Lucas Kobayashi, orientados pela professora Ana Cristina Camargo. “Basicamente é uma bicicleta que transforma energia dos seu músculos ou da sua gordurinha né [risos] em energia elétrica”, brincou um dos integrantes da equipe. “Então se você estiver pedalando já vai carregar seu celular”, completou.

Bicicleta em que acontece o recarga da bateria de celular

Bicicleta em que acontece o recarga da bateria de celular

O tema da Feira de Ciências deste ano é “Ciência e Empreendedorismo”. Pensando no lado empreendedor, o grupo observou que atualmente está em crescimento tanto a preocupação com a energia, quanto a obesidade das crianças, consideradas da “geração tecnologia”.  Uma vez que as novas gerações estão sempre freneticamente mexendo nos tablets, celulares e tecnologias, o protótipo foi produzido este público.  “Com este funcionamento da bicileta, eles serão mais motivados a andar de bicicleta, justamente para carregar o aparelho”, o grupo conto.

2 Feira de ciências idade midia _5

Se seguirmos os inúmeros cartazes, colados nas paredes de tijolinhos no Band, escritos com letras maiúsculas “CUBO”, chegaremos a um grupo de meninas com blusa rosas. Movida pela curiosidade descobri que o Cubo é, na verdade, um triciclo elétrico que se transforma em uma maleta. A ideia de desenvolver uma “bicicleta maleta” surgiu pensando em agilizar a ida de casa até o transporte público, na dificuldade de se locomover com uma bicicleta normal no metro e na maior praticidade que este formato traria.

10733575_721887611218716_1699515383_n

O “Cubo” que pesa em média 20kg e pode ser carregado como uma mochila de rodinhas.

Em um mural, a equipe montou uma dinâmica explicação do modelo de negócio, mostrando a visão do empreendedor (o que é o projeto? quanto custa? quando fará? quem colocará em prática? como?) e a visão do cliente (as dúvida frequentes, os problemas). Para chegar as respostas o grupo fez inúmeras pesquisas no metrô, enquetes no Facebook e etc, chegando a conclusão de que o projeto do grupo das alunas  da 2.a série do Ensino Médio Aline Gouveia, Flávia Morandi, Giovanna Guerrero, Marina Moranduzzo e Naomi Mendes é viável.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Band Ciências