A tinta que economiza água

Por Gabriel Nunes

Com a crise da água na grande São Paulo, várias soluções surgiram na Feira de Ciências e Tecnologia do Colégio Bandeirantes. Um dos projetos foi ‘’Revestimento auto limpante’’ grupo do sétimo ano, composto pelos alunos Ana Arakaki, Marina Morita, Paloma MInharro, Isabella Avila e Victória Sanchez, que apresentou uma tinta da ‘’ultra ever dry’’ que é óleo e hidrofóbica. Essa tinta repele tudo a base de óleo e água além de ser um anticorrosivo, prolongar a vida útil dos produtos e ser anticongelamento. Sua aplicação é feita através de pulverizadores com gatilho manual. A tinta cria uma camada de ar sob o objeto, fazendo com que apenas 2-3% do revestimento entre em contato com a água. Cada aplicação dura, em média um ano ou mais.

10736024_721875454553265_452002769_n

O grupo escolheu o tema porque ‘’queríamos ajudar nossa cidade ‘’ (referência à falta de água em SP). Além disso, explicaram também que em uma lavagem de carro, por exemplo, 378 de litros de agua são gastos, com essa tinta a lavagem não seria necessária até porque simplesmente o carro não iria se sujar.

É realmente impressionante a qualidade e dedicação de cada projeto e esse é só um dos exemplos de que a idade não é sinônimo de conhecimento. São Paulo conta com 7 milhões de veículos que são lavados quinzenalmente em média, sendo gastos 378 litros por lavagem. No entanto, com a tinta proposta pelo grupo a cada mês seriam economizados cerca de 5.292 milhões de litros de água.

Compartilhe: