Conheça alguns projetos que buscam melhorar a vida das pessoas

Publicado em 19/10/13

Por Guilherme Nakama

Neste ano, alguns grupos estão apresentando, por meio de seus projetos, alternativas para a melhorar a vida das pessoas. Dois exemplos disso são os projetos de Borra de café como fonte alternativa de energia e o de Tecnologia da madeira aplicada no fogão de biomassa de baixo custo.

O projeto da Borra de café como fonte alternativa de energia visa reduzir a quantidade de borra despejada no meio ambiente, que, por possuir um Ph muito alto, é danoso ao solo. O projeto utiliza tais borras para produzir biodiesel. O processo para se obter o biodiesel é totalmente viável, pois só é preciso deixar a borra secando no sol, despejar a borra seca em um pano de coar, misturá-la com etanol e, por último, coar a solução produzida. Por isso, os membros do grupo acreditam que essa é um futura alternativa para a obtenção de biodiesel.

Já o projeto sobre Tecnologia da madeira aplicada no fogão de biomassa de baixo custo tem como objetivo melhorar os fogões de barro por meio do uso de madeiras que liberem menor quantidade de dióxido de carbono. Esse projeto tem como foco diminuir o índice de mortes por asfixiamento na África devido a inalação de grande quantidade de dióxido de carbono liberado pela queima de madeira. O grupo responsável por esse projeto se inspirou em um outro trabalho semelhante que foi apresentado no ano passado. Eles já estão pensando em seguir desenvolvimento este projeto para a próxima Feira de Ciencias, segundo a aluna do segundo ano do ensino médio Cristiana Lin.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Band Ciências