Dos Vulcões à Saudabilidade

Por Gabriela Koreda

Os tradicionais vulcões de argila parecem de um passado distante quando comparados aos projetos científicos da Feira de Ciências e Tecnologia de 2011. Isso ocorre primeiramente porque o tema desse ano foi Saudabilidade, um tema muito mais humano e abrangente. Além disso, os experimentos estão mais aprofundados e ligados às questões do cotidiano.

Este ano os trabalhos foram mais elaborados e envolventes do que de qualquer outra feira tradicional. De acordo com o Professor Ricardo Almeida, um dos organizadores da Feira,  essa diferença origina-se do conceito da curiosidade, muito bem explorada na feira bandeirantina e do processo educativo e profundo que envolveu a produção da Feira.

Os alunos foram estimulados mergulharem fundo no projeto. Para explicar e  ensinar as centenas de vistantes, eles também  precisavam saber detalhes da elaboração do experimento.  Quando os estudantes pensam apenas na obrigação de apresentar um trabalho que será avaliado, o resultado acaba sendo mais simplório.

Na Feira de Ciências e Tecnologia do Bandeirantes essa evolução se mostrou constante. O público, por sua vez,  espera que a cada ano os experimentos estejam cada vez melhores.

Estamos todos ansiosos para as inovações que virão ano que vem!

 

Compartilhe: