Gorduras: Como combatê-las?

Por Rafael Marcondes

Existem três tipos de gorduras: saturadas, insaturadas e trans. A gordura trans é considerada a mais prejudicial, já que é sólida e pode provocar muitas doenças, como quando as partículas de gordura se depositam nos vasos sanguíneos podendo levar à arterosclerose.

Nesse contexto, um dos grupos da Feira de Ciências apresenta a forma como a acidez dos óleos aumenta quando aquecidos e também o beneficio do azeite em limpar a gordura nos vasos sanguíneos. No experimento, foi determinada, em diferentes intervalos de tempo e temperatura, o teor de acidez do óleo devido à decomposição do mesmo em altas temperaturas, como explicou a estudante Marina Sardinha.

Foi também registrada a eficácia dos dois tipos de azeite mais comuns no mercado: o extra virgem, retirado da primeira prensagem da azeitona (mais saudável), e o tradicional, retirado da prensagem dos restos da primeira. Uma estratégia de marketing utilizada pelo mercado é misturar os dois tipos para baratear o produto.

Dicas dadas pelo grupo: duas colheres de sopa de azeite (de preferência extra virgem) por dia é a quantidade ideal; é importante também lembrar-se de manter o frasco fechado para evitar a oxidação do mesmo e, portanto, a diminuição de seu valor nutritivo, e, por fim, cuidado com o pastel da feira!


Compartilhe: