Por todos, sustentabilidade para todos

Publicado em 28/10/09
Márcia AbdoPor Júlia Helena Griebel

Neste sábado, o Blog conversou com Márcia Abdo, professora de Geografia do Band.  Foi discutido o tema central da Feira de Ciências deste ano, a sustentabilidade.

Durante o bate-papo, a professora falou sobre a preocupação que países e empresas têm quanto à consciência sustentável. Declarou que estes não são os únicos responsáveis por mantê-la: cada um deve fazer sua parte.

Freqüentemente, quando pensamos em sustentabilidade, logo nos vem em mente o controle que devemos ter no consumo de água, luz, combustível. Sem dúvidas estes fatores devem realmente ser controlados. Porém, como destacou Márcia durante a conversa, “quando compramos algo, estamos estimulando a indústria a produzir para que este bem possa existir. E mais, depois este bem será descartado. E mesmo reciclado não poderá passar por este processo muitas vezes”.

Ou seja, é necessário analisarmos a necessidade de adquirir um bem. É necessário refletir “estou precisando mesmo ou só estou comprando porque é bonitinho, é legal ou é da moda?” como sugeriu a professora. Analisando poderíamos poupar matéria prima, além de produzir menos lixo.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!