Copoleta

Alunas do 2º ano criam projeto de coleta e reciclagem dos copos plásticos utilizados no colégio

Por Alessandra Ungria e Júlia Helena Griebel

copoletaJoyce Ikedo e Chaline Matushita, alunas da 2B1, desenvolveram coleta dos copinhos plásticos utilizados no Bandeirantes. Com a gripe suína, os copos foram colocados ao lado dos bebedouros para que seja evitado algum tipo de contaminação. Porém, depois de utilizados, estão sendo jogados no lixo comum.

Ao perceberem que os muitos copinhos disponibilizados aos alunos do lado dos bebedouros são descartados irresponsavelmente, as alunas decidiram implantar no segundo andar do colégio um “lixo alternativo”. O saco plástico pendurado na porta da sala A25 viabiliza o recolhimento deste projeto. As meninas encaminham os copos coletados a uma cooperativa que recolhe lixo reciclável em seus respectivos condomínios.

copoletaDurante a entrevista, Joyce e Chaline revelaram o descomprometimento de boa parte dos colegas. Mesmo com o aviso deixado por elas em cima do lixo convencional alertando sobre a coleta, muitos alunos insistem em ignorá-lo. As repórteres observaram vários alunos jogando os copos no lixo convencional.

O projeto tem como base uma proposta simples e viável que poderia ser facilmente expandida aos outros corredores do Band. Assim, seria aliada a possibilidade de beber água confortavelmente e sem perigo de contaminação à defesa do meio ambiente.

Compartilhe: